O Evangelho é a mensagem de que Jesus Cristo veio à terra como Deus Homem, viveu entre nós, morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia (1 Coríntios 15.3,4). Quatro palavras expandem e resumem o Evangelho: Deus, homem, Jesus e resposta.
Deus é o Criador, Justo e Santo. Ele criou todas as coisas, inclusive o homem (Gênesis 1.1, 26,27), e tudo o que Ele criou foi com o propósito de dar glória a Ele. Nós, como criaturas, não temos a autonomia para criar propósitos diferentes para viver; e nós, como criaturas, somos responsáveis diante dEle e prestaremos conta dos nossos atos diante dEle. A Bíblia também nos diz que Deus é completamente Santo. Ele é incomparável, não há ninguém como Ele (Êxodo 15.11), e Ele não tolera o pecado (Habacuque 1.13). Deus também é Justo, o que significa que Ele precisa e irá punir o pecado (Salmo 94).
Mesmo tendo um relacionamento perfeito com esse Deus Justo e Santo, o homem quis ser igual a Deus e escolheu pecar. Por causa do pecado de Adão, todos nós pecamos (Romanos 5.12, 18). O pecado traz consigo a morte (Efésios 2.1), nos separa de Deus (Isaías 59.2) e nos impossibilita de alcançar o padrão de Deus que é a santidade absoluta (Romanos 3.23). Mesmo sabendo o que é errado, não somos capazes de agir corretamente (Romanos 2.5,6).
Diante de nossa condição, Deus envia o Seu único Filho, Jesus, para viver a vida que nós não conseguimos, morrer a morte que nós merecíamos, ressuscitar ao terceiro dia, vencer a morte e nos dar a possibilidade de ter uma nova vida, um novo coração (João 3.16). Ele torna possível o que para nós era impossível (Mateus 19.25,26). Jesus Cristo se fez pecado por nós, para que pudéssemos nos tornar justos diante de Deus (2 Coríntios 5.21). Então, da mesma forma que por um só homem o pecado veio ao mundo, Adão, por um só homem nós podemos ter vida, Jesus Cristo (Romanos 5.21).
Essa mensagem — a mensagem do evangelho — exige de nós uma resposta, que é vista em duas atitudes que andam sempre juntas: fé e arrependimento (Marcos 1.15). Fé é confiar em Cristo, em quem Ele é e em Sua obra em nosso favor. É crer que Jesus é Deus e que o que Ele fez é suficiente para nos dar vida eterna. Arrependimento significa mudança, deixando de buscar os nossos próprios desejos e passando a buscar a Deus, como resultado de um novo coração dado por Deus em Jesus Cristo. Jesus morreu para nos dar uma nova vida, e Ele espera que nós vivamos de acordo com esse novo coração que Ele nos dá (2 Coríntios 5.15, 17).