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Alicerces da Nossa Fé — A Igreja: Corpo de Cristo na Terra 

O vocábulo igreja pode remeter a uma diversidade de significados a depender da vivência de cada pessoa. Experiências pessoais e expectativas em relação a ela podem ser um grande obstáculo para um entendimento correto da sua razão de existir. Faz-se necessária uma definição conceitual, a partir das Escrituras, que dê direção aos crentes e previna inconsistências e confusões neste assunto. Se a igreja não estiver segura de sua própria doutrina, será tentada a adotar a concepção que lhe for atribuída por qualquer um. A igreja é o que as Escrituras dizem que ela é. Sendo assim, o objetivo deste editorial será refletir sobre o que é a igreja e qual a sua missão no mundo.

 

Qual é a palavra usada nas Escrituras para se referir à igreja?

 

Quando lemos nas Escrituras a palavra igreja é muito comum que o termo grego referente seja a palavra ekklesia. Sendo assim, é um termo importante no estudo do conceito de igreja. Culturalmente o termo era usado no grego clássico para fazer referência à assembleia de cidadãos de uma cidade. Já no Novo Testamento é comumente usado para se referir tanto à reunião dos crentes em um lugar específico (Atos 14.23; Romanos 16.5) quanto ao conjunto de crentes de determinada região (Atos 8.1; 13.1). Também é o termo escolhido na Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento) para fazer referência à comunidade de Israel (Êxodo 12.3; 16.1). Dessa forma, ekklesia indica uma unidade entre todos aqueles que foram chamados por Deus para uma aliança, independentemente do tempo em que isto tenha ocorrido.

 

Resumidamente, o estudo das ocorrências deste termo nas Escrituras nos aponta que a igreja pode ser entendida como propõe Millard J. Erickson em sua Teologia Sistemática:  ''todo o corpo daqueles que, por meio da morte de Cristo, foram reconciliados de forma salvífica com Deus e receberam nova vida''. Importante destacar ainda que embora universal, a igreja se manifesta em agrupamentos locais de crentes. Esta dualidade foi observada por Agostinho que chamou o conjunto de todos os crentes, de igreja invisível e os agrupamentos locais, de igreja visível.

 

Figuras bíblicas da igreja

 

Existem várias metáforas bíblicas que ilustram verdades a respeito da igreja. Para citar algumas, a igreja é o povo de Deus, o corpo de Cristo e o templo do Espírito Santo. A igreja quando chamada de povo de Deus indica que pertence a Ele e foi escolhida por Ele (2 Coríntios 6.16). Deus cuida e protege Seu povo (Deuteronômio 32.10), e espera dele exclusividade e lealdade. Como corpo de Cristo, a igreja é a manifestação física e visível da ação de Cristo no mundo, exercendo Sua autoridade (Mateus 28.18). Indica também a unidade da igreja para edificação mútua ( Efésios 4.15 e 16), em comunhão genuína e onde o sofrimento e a alegria são compartilhados (1 Coríntios 12.26). Como templo do Espírito Santo a igreja apresenta seus frutos (Gálatas 5.22 e 23) e recebe poder para cumprir sua missão (Atos 1.8).

 

A missão da igreja

 

A igreja existe para glorificar a Deus realizando o ministério do Senhor Jesus no mundo. Esta missão se manifesta a partir das funções que a igreja local exerce: ela faz discípulos de Cristo (Mateus 28.18 e 19), ministra a Verdade por meio de pastores e mestres (Efésios 4.11; 2 Timóteo 2.2), promove a comunhão (Gálatas 6.2) e exerce disciplina (Mateus 18.15–17), atribui dignidade a Deus de forma comunitária, realiza atos de amor e compaixão tanto entre os crentes (1 João 3.17 e 18) como para com os descrentes (Lucas 10.25–37), imitando o exemplo de Jesus e dando testemunho dEle com uma fé viva (Tiago 2.15–17). Importante observar que isoladamente, o cristão não pode cumprir a missão dada à igreja e também não usufrui das bênçãos relacionadas a ela. O pensamento individualista de que se pode ser igreja sem estar conectado a ela localmente não encontra apoio nas Escrituras.

 

O cerne da igreja

 

Por fim, o que molda e dá forma a todas as atividades da igreja no cumprimento de sua missão é o Evangelho. O Evangelho transpõe todas as barreiras raciais, sociais, econômicas e faz isso através dos séculos. Uma mensagem de arrependimento de pecados e fé na pessoa de Jesus. Não há evangelismo, edificação, adoração ou serviço cristão sem o Evangelho, uma vez que o Evangelho é a anunciação de Jesus, o Senhor da igreja. Por isso a igreja precisa preservá-lo. Como ela fará isso? Fará na dependência do Espírito Santo, ao se caracterizar pelos atributos que Cristo manifestou durante Sua encarnação na Terra.

 

Segundo Millard, dois desses atributos são especialmente importantes: disposição de servir e adaptabilidade. Como Jesus não veio para ser servido, mas para servir (Mateus 20.28), a igreja é por essência serva neste mundo. Isso significa que o que a move não é a busca por notoriedade, honra, controle social ou prosperidade. Pelo contrário, a igreja é movida na direção das misérias humanas, entendendo que somente pelo Evangelho o homem é genuinamente transformado. A igreja também precisa se adaptar, com muito discernimento e sabedoria, ao seu contexto, de forma a fazer o Senhor Jesus conhecido. Isso não significa uma submissão à cultura, mas que ela deve tanto preservar as Escrituras quanto se relacionar de maneira relevante com a sociedade neste mundo de trevas e evitar os obstáculos desnecessários que causem ruído na comunicação do Evangelho.

 

A missão da igreja, se dependesse do esforço humano, seria impossível. Mas graças a Deus, que enviou Jesus Cristo, a Luz do mundo, que ilumina a todo homem (João 1.9). O poder não está em nós, mas em Jesus que sustenta a igreja e estará com ela até a consumação do século.

 

Editorial de Matheus Carneiro

Bibliografia:

  • Teologia sistemática. Millard J. Erickson. São Paulo. Vida Nova, 2015.

  • Somos todos teólogos: uma introdução à teologia sistemática. Sproul, R. C. São José dos Campos, SP. Editora Fiel, 2017.

  • Teologia cristã: uma introdução à sistematização de doutrinas. Frankilin Ferreira. São Paulo: Vida Nova, 2011.

*Vide "O QUE CREMOS”:  https://www.ibmaranata.org.br/sobrenos

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