COMPARTILHANDO COM MINHA REDE DE CONTATOS
- Site IBMaranata
- 27 de mar.
- 4 min de leitura
Ser um “cristão de carreira” pode ser uma armadilha perigosa. Você cresce na igreja, ouve a Palavra e segue os rituais — frequenta os cultos, fica de pé para adorar, senta-se para o sermão, permanece em silêncio, participa de um grupo de estudo bíblico e serve em um ministério. Você vive uma vida centrada em Cristo, mas muitas vezes de uma perspectiva centrada em si mesmo.
Muitos crentes repetem esse ciclo por anos, vivendo em uma zona de conforto autocentrada. Mas essa abordagem negligencia a missão mais ampla que Jesus nos confiou: engajar-nos com o mundo ao nosso redor.
A Idealização do Evangelismo
Quando se fala em evangelismo, muitas pessoas pensam em eventos organizados pela igreja — bater de porta em porta, distribuir folhetos ou pregar em uma praça pública. Embora essas sejam abordagens válidas, é comum ignorarmos as pessoas com quem interagimos diariamente: colegas de trabalho, companheiros de estudo, vizinhos, amigos da academia ou até o atendente que nos serve café todas as manhãs na padaria.
Tendemos a romantizar missões distantes — Amazônia, África, países perseguidos — enquanto ignoramos o campo missionário no nosso próprio quintal. Mas Jesus nos mostrou um caminho diferente: o evangelismo através dos relacionamentos.
A Abordagem Relacional de Jesus ao Compartilhar o Evangelho
Jesus não dependia de grandes eventos para compartilhar as Boas-Novas. A maior parte de Seu evangelismo acontecia em conversas individuais.
A Mulher Samaritana (João 4.1–26): Jesus inicia uma conversa no poço, quebrando normas culturais. Ele a ouve, aborda suas lutas pessoais e revela Sua identidade. Essa interação transforma a vida daquela mulher e a leva a compartilhar sua experiência com outros.
Zaqueu (Lucas 19.1–10): em vez de pregar para ele, Jesus se convida para a casa de Zaqueu, demonstrando que valoriza o relacionamento mais do que a reputação. Essa conexão pessoal leva ao arrependimento e a uma vida transformada.
Nicodemos (João 3.1–21): Jesus se envolve em uma conversa privada, guiando Nicodemos por verdades espirituais profundas. É um diálogo cuidadoso, não um sermão, que o ajuda a entender o conceito de “nascer de novo”.
Em cada caso, Jesus começa com uma conversa casual, leva-a a um nível mais profundo e, por fim, a um momento transformador.
Aproveitando ao Máximo a Sua Rede de Contatos
Muitas vezes tornamos o evangelismo algo assustador, acreditando que precisamos de anos de estudo teológico ou de um chamado específico para fazê-lo de forma eficaz. Mas Jesus nos mostra que se trata simplesmente de interagir com as pessoas que já fazem parte da nossa vida.
Pense na sua própria rede. Quem são as pessoas com quem você interage naturalmente? Seu colega de trabalho? Um professor? O caixa do supermercado? Seu instrutor de CrossFit? O cliente que visita você toda segunda-feira? Um amigo de escola de longa data?
Esses relacionamentos oferecem oportunidades naturais para demonstrar o amor de Cristo. Assim como Jesus, podemos conduzir conversas do bate-papo casual para assuntos pessoais e, então, para verdades espirituais.
Ao pensar nas pessoas de nossa rede de contatos, pode ser útil ter quatro perguntas em mente:
Como posso orar por elas? Isso implica e nos força a conhecê-las bem o suficiente para entender suas necessidades de oração.
O que tenho em comum com elas? Encontrar interesses compartilhados pode ajudar a construir conexões genuínas.
Como posso servi-las? Seja por meio de ações concretas, atos de bondade ou simplesmente dedicando tempo para ouvir e estar presente.
O que posso oferecer a elas? Isso pode ser sabedoria, encorajamento, recursos ou simplesmente estar presente.
Responder a essas quatro perguntas nos dá uma visão maior de como nos conectar com as pessoas da nossa rede. Depois de identificá-las, é importante aprender a desenvolver essas conexões.
Quando nos tornamos conscientes da nossa rede, podemos ser intencionais em fazer essas conexões acontecerem. Talvez você já tenha perdido algumas oportunidades que lhe foram apresentadas, mas o convite agora é estar atento às novas. Como o apóstolo João nos lembra em 1 João 4.19, “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”. Esse amor deve ser a nossa força motriz para criar essas conexões.
Será que Sou Capaz?
Talvez você já tenha se sentido inadequado. Talvez acredite que o evangelismo é importante, mas assume que deve ser deixado para pastores ou missionários. Mas Jesus não deu a Grande Comissão (Mateus 28.19 e 20) apenas para alguns escolhidos — Ele chamou a todos nós para compartilhar o Evangelho.
Você não precisa de um programa da igreja ou de um convite especial. Você só precisa ser intencional com as pessoas que Deus já colocou na sua vida.
Se você deseja aprender maneiras práticas de compartilhar sua fé e se conectar significativamente com aqueles em sua rede, a ShareWord Global oferece treinamento em evangelismo relacional. Entre em contato conosco e vamos trabalhar juntos para compartilhar a mensagem de esperança e vida em Jesus.
Editorial de Thiago Oliveira

Коментарі